Dúvidas Freqüentes

Boiadeiro Bernês | Bernese Mountain Dog
1Quanto custa um filhote de Bernês?

Os valores variam e geralmente não são um indicativo de qualidade.
Normalmente os preços cobrados, tanto por criadores conceituados como por aqueles que simplesmente produzem filhotes visando lucro, situam-se na faixa entre R$ 3000,00 a R$ 7000,00. Os pet shops podem ainda cobrar o dobro destes valores.

Em alguns casos, o preço de compra pode incluir despesas com castração e radiografias de quadril e cotovelos, que serão reembolsadas após o envio de comprovantes destes procedimentos. Lembre-se sempre que, apesar de os custos iniciais com a aquisição do filhote serem elevados, as grandes despesas ocorrerão com a sua manutenção.

Alerta: Desconfie de vendedores que cobram mais caro por fêmeas ou que cobram uma taxa extra por uma “garantia por toda a vida”.

2Por que custa tão caro?

Criadores respeitáveis, comprometidos com o aprimoramento da raça têm várias despesas:

1) Exames para detectar doenças hereditárias. Um criador responsável excluirá cães não aprovados para a reprodução.
Alerta: Evite vendedores que criam ou intermediam a venda de cães que não tenham realizado os exames de rotina e/ou que acasalam exemplares não aptos à reprodução. (Saiba mais sobre Displasia)

2) As taxas cobradas por padreadores qualificados, mais os gastos com o transporte da fêmea para o acasalamento, geralmente são superiores ao preço de um filhote de qualidade show. Além disso, muitos acasalamentos não resultam em ninhada.

3) Problemas reprodutivos são comuns nesta raça. Às vezes é necessário submeter a matriz a uma cesariana. As ninhadas podem ser pequenas devido a baixos índices de fertilidade, ou mortalidade dos filhotes.

4) Criadores conscienciosos participam das exposições realizadas pelo CBKC e pelo Clube Paulista do Boiadeiro Bernês (CPBB) para aprender sobre a raça, avaliar seus exemplares em comparação com outros cães e para especular sobre novas linhagens visando futuros acasalamentos. A participação em exposições é bastante dispendiosa.

3Onde posso encontrar um filhote?

Filhotes de Boiadeiro Bernês podem ser encontrados em vários lugares. Como a raça está ganhando popularidade, ela tem atraído a atenção de indivíduos que buscam o lucro em função da alta demanda. Você terá maiores possibilidades de encontrar um filhote que se transforme em um adulto saudável, se procurar um criador responsável, comprometido com o aprendizado sobre a raça e com o aprimoramento contínuo de sua linhagem. Há várias táticas para encontrar tal criador. Entre em contato com o CBBB para maiores informações.
Encontre proprietários de Berneses e converse com eles. Compareça a exposições e a eventos e fale com os aficionados da raça ali presentes. Busque informações em todas as fontes confiáveis a seu alcance. Você aprenderá muito sobre a raça e sobre as várias pessoas envolvidas – boas ou más.

4Quanto tempo levarei para conseguir um filhote?

A resposta correta para esta pergunta é: depende da disponibilidade, da demanda e de seu critério como comprador. A espera por um filhote de um criador conceituado, cuja linhagem lhe agrade especialmente, pode levar vários meses ou até mais de 1 ano. Seja paciente, pois vale a pena esperar por um filhote de qualidade!

Alerta: Compradores, fiquem atentos! Apesar de parecerem muito gentis, alguns vendedores tentam transformar seus Berneses em máquinas de fazer dinheiro.

Adquira seu filhote de um criador respeitável. Pesquise, esclareça suas dúvidas e exija que o vendedor lhe forneça cópias dos pedigrees, dos exames veterinários e do contrato de compra antes de adquirir o filhote. Converse com outros proprietários de filhotes deste mesmo canil. Certifique-se de que o vendedor tenha como objetivo o bem-estar de seus cães e da raça.

5Que tipo de garantia devo obter?

A garantia oferecida deve ser significativa para você. Deve ser uma garantia que valha alguma coisa. A maioria das garantias que oferecem um pequeno reembolso caso o cão apresente alguma anomalia genética incapacitante, mal cobrirá as despesas com o diagnóstico e, muito menos, com o tratamento. Outras garantias podem oferecer um desconto sobre o preço de outro filhote proveniente do mesmo canil (e, sendo de uma linhagem semelhante, ele corre o risco de apresentar os mesmos problemas). Em última análise, talvez seja mais vantajoso procurar um criador respeitável e consciencioso que forneça provas do histórico clínico familiar do filhote.

6Qual é a aparência de um Bernês? Qual é seu tamanho?

O Boiadeiro Bernês é um admirável cão de grande porte, de pelagem longa e tricolor. São cães robustos. Na altura da cernelha, os machos medem de 65 cm a 70 cm e as fêmeas de 60 cm a 68 cm. O peso de machos e fêmeas geralmente varia entre 40kg a 60 kg e de 35 kg a 50 kg respectivamente. Vale ressaltar que, embora a faixa de peso seja ampla, muitos exemplares ainda estão fora deste padrão. (Saiba mais sobre o Padrão da Raça)

7O Bernês baba?

A maioria dos Berneses não baba demais, porém há exceções. Aparentemente, os cães que possuem lábios pendentes tendem a ter bocas mais flácidas e a babar mais. Observe a ninhada e seus pais para ter uma idéia se o filhote que você escolheu tem lábios aderentes ou pendentes.

8O Bernês solta muitos pêlos?

Sim! Talvez a raça não seja ideal para pessoas alérgicas. Para pessoas meticulosas com a limpeza da casa, pode ser necessário varrer e aspirar o chão diariamente durante a maior parte do ano. E é possível que você encontre alguns destes pêlos sobre sua comida!

9É fácil treinar Berneses? Eles são inteligentes?

Geralmente os Berneses gostam de agradar às pessoas que merecem seu respeito. Alguns cães são difíceis de treinar e demoram mais para desenvolver seu desejo de agradar. Os Berneses são suficientemente inteligentes para manipular seus donos. Normalmente, a maioria deles é sensível e impressionável e alguns podem ser “delicados”. Para eles, é difícil superar experiências más ou assustadoras, que devem ser previstas e evitadas. Deve-se utilizar apenas técnicas de reforço positivo no aprendizado.
O Boiadeiro Bernês tem um grande coração e cabe ao proprietário compreender a estrutura psicológica individual de seu cão.

10Como é seu temperamento?

Após receber o adestramento essencial para uma raça de trabalho de grande porte, o Bernês adulto geralmente torna-se dócil, calmo e tolerante.
Os cães desta raça não têm tendência a latir excessivamente, a não ser que sejam deixados sozinhos por longos períodos, pois não gostam de ficar longe das pessoas e de suas atividades. Os Berneses geralmente demoram a atingir a maturidade, sendo que cães jovens tendem a ser mais agitados do que os cães adultos já adestrados. Embora o Bernês normalmente seja autoconfiante, nem todos os exemplares da raça apresentam esta característica. Para evitar problemas de temperamento é fundamental expô-lo a diversas pessoas, lugares e a outros animais, principalmente durante seu primeiro ano de vida.

11Os Berneses gostam de crianças?

Isto depende dos indivíduos envolvidos – da criança, do cão e, principalmente, dos pais. A escolha de um Bernês para uma família com crianças pequenas não deve ser feita por impulso. Muitos filhotes passam por uma “fase de morder”, que pode ser indevidamente incentivada por crianças pequenas. Além disso, muitas vezes o corpo do Bernês cresce mais rápido do que seu cérebro, o que talvez represente um desafio para proprietários inexperientes.

12Os Berneses convivem bem com outros animais?

Geralmente os filhotes de Bernês adaptam-se bem aos outros membros de suas novas famílias – humanos, caninos, felinos e outro animais de estimação. Quanto maior for a diferença de tamanho entre eles, maior deverá ser a supervisão e o adestramento. Isto depende muito dos indivíduos envolvidos. Alguns Berneses são mais carinhosos, enquanto outros podem ter um instinto de caça mais apurado. A maioria dos Berneses tem instintos moderados e, com a devida orientação, aprenderá a interagir com os outros membros da família.

13Os Berneses vivem apenas 8 anos? Por quê?

Sim, a longevidade média é de cerca de 8 anos. Alguns cães ultrapassam os 10 anos de idade e outros morrem cedo. Por quê? A principal causa de mortes prematuras (antes dos 7 anos) é o câncer. Nos últimos séculos, os acasalamentos seletivos, visando à preservação de características físicas e de temperamento próprias da raça, podem ter inadvertidamente contribuído para aumentar sua predisposição genética a certas doenças. Para reverter esta tendência, é imprescindível que os criadores obtenham informações clínicas sobre famílias inteiras de cães, que as compartilhem em bancos de dados abertos e que as utilizem para orientar seus acasalamentos e para melhorar a saúde e a longevidade do Boiadeiro Bernês.

14Quais são os problemas de saúde mais comuns?

Como ocorre com a maioria dos cães de raça pura, os Berneses são acometidos por várias doenças genéticas e outros problemas de saúde. Entre eles estão: câncer, displasia coxo-femoral e de cotovelo, outros problemas ortopédicos, doenças oftalmológicas e cardíacas, alergias, hipotireoidismo, doenças auto-imunes, Mal de von Willebrand (problema de coagulação sangüínea), torção gástrica, etc. Para que você possa decidir quais riscos são aceitáveis, é fundamental trabalhar com um criador que seja consciente dos problemas de saúde de sua linhagem e que esteja disposto a compartilhar tais informações.

15Quais são os cuidados necessários?

O maior desejo de um Bernês é tornar-se um membro de sua família. Esta raça exige atenção! Portanto, você terá que lhe dedicar tempo e trabalho. Se você ainda não está preparado para assumir este compromisso, deve optar por uma raça mais independente.

O adestramento é essencial para que seu Bernês se torne um membro da família bem-comportado – de preferência através de cursos organizados com o comparecimento de outros cães. As aulas de socialização com o filhote devem ser seguidas por um curso básico de obediência, sempre utilizando métodos de motivação e de reforço positivo.

Com relação à alimentação, a raça requer uma dieta de alta qualidade. A quantidade de ração é variável. Alguns cães surpreendentemente comem pouco para seu tamanho, enquanto outros requerem mais do que a quantidade recomendada. Em média, e ressaltando-se que cada indivíduo é diferente, um Bernês adulto consome diariamente 4 xícaras de ração de primeira qualidade.

Além dos cuidados veterinários de rotina, todos os Berneses devem, no mínimo, fazer exames para diagnosticar displasia coxo-femural e de cotovelo e problemas oftalmológicos. Estes exames são cruciais para a saúde futura da raça. Infelizmente, muitos proprietários de Berneses têm despesas elevadas devido aos vários males genéticos e não genéticos que afetam a raça.

Com relação a alojamento, os Berneses preferem ficar junto à família e, portanto, o acesso à casa é importante! Alguns criadores requerem um quintal cercado para “exercÍcios livres”, porém, outros não são tão exigentes. A raça não se adapta bem a climas quentes e úmidos. Em dias extremamente quentes, é essencial que os cães tenham acesso a um local sombreado, de preferência com ar-condicionado.

Embora seja de fácil manutenção, a pelagem do Boiadeiro Bernês é dupla e a queda de pêlos é considerável. Banhos periódicos e escovações freqüentes manterão uma aparência bem-cuidada.

Ao decidir se o Bernês é a raça ideal para você, leve em consideração sua necessidade de exercícios. Para alguns exemplares, cerca de 30 minutos de exercícios moderados diários, aliados a alguns passeios, são suficientes. Outros, necessitam do triplo desta quantidade de exercícios para se manterem condicionados e tranqüilos.

16De onde veio o Boiadeiro Bernês? Quais são suas origens?

O Boiadeiro Bernês foi desenvolvido como cão de trabalho, é originário das regiões rurais da Suíça e nome da raça é derivado do Cantão de Berna. Tradicionalmente, o Bernês era utilizado como cão de fazenda de múltiplas funções, pois sua estrutura grande e resistente aliada a um temperamento calmo e sociável, o tornava ideal para pastorear o gado, puxar carroças até o mercado, vigiar a propriedade e fazer companhia aos fazendeiros. (Saiba mais sobre a História da Raça)

17Que tipos de atividade posso realizar com um Bernês?

A raça é extremamente versátil. Tanto os cães, como seus companheiros humanos, apreciam competições de conformação, obediência, agility, rastreamento, pastoreio e tração. Os Berneses também são excelentes cães para fins terapêuticos, pois transmitem alegria aos pacientes. Dependendo da aptidão, estrutura, temperamento e caráter de cada cão, é possível participar desta vasta gama de atividades. Porém, nem todos os Berneses apresentam um bom desempenho em todas elas.